Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de novembro de 2015

' A emoção de LIDAR " mandalas

MANDALAS NA CONCEPÇÃO DE NISE DA SILVEIRA                                         







Parafraseando a obra de nossa majestosa e precursora da Arteterapia e  humanização dos tratamentos psiquiátricos, esta nossa grande Nise da Silveira, que nos enche de sensibilidade,doçura, e ao mesmo tempo braveza! Por ter sido uma das primeiras mulheres a se formarem em medicina, e mas especificamente ter feito uma revolução psiquiátrica, aonde dizia  ser tortura, o que fazia com os pacientes psiquiátricos ali internado(tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoqueinsulinoterapialobotomia)
Nise era uma mulher extremamente culta, e estudiosa, buscou nos diversos campos do conhecimento
subsídios para  unificar as teorias e criar também uma nova maneira de olhar para humanizar a ala psiquiátrica, da onde trabalhava "Engenho de Dentro".
Passou muitas dificuldades sim, sendo desacreditada, e acusada de não praticar a "medicina tradicional", Nise, conversava com os internos, era sensível a sua condição, começara a dar materiais para que aqueles indivíduos, que muitas vezes não conseguiam falar, não conseguiam organizar seus pensamentos, tinham muito sofrimento, pudessem externalizar tudo aquilo.
Notou então que aquele tipo de tratamento era eficaz, não importava se o que eles desenhavam fazia sentido para alguém, ou esteticamente eram bonitos, mas eram desenhos cheios de significados, percebeu também que havia uma repetição constante nos desenhos, em sua maioria eram em formas de circulo, estudou profundamente psicanalise, mas encontrara maiores explicações para aqueles achados , na obra de Carl Jung. E descobrira que aqueles círculos, presentes na maioria dos desenhos dos internos, eram "mandalas".
O significado das mandalas  segundo a teoria Junguiana, parte da premissa, de reitengração, juntar as partes, tentativa de reequilibrar.Fazia então todo o sentido, e Nise adota a abordagem Junguiana como Nise constata que através das técnicas arteterapeuticas( que na época não possua essa nomenclatura, e sim terapia ocupacional, mas a própria Nise falava que chamava assim, por não ter outro nome, mas não achava ser de fato o que se fazia ali) que os internos retardavam sua crises e evitam muitas vezes que as crises viessem.
Ponto de partida então para todo o estudo de Nise e grande marco em seus estudos,
 mas Nise Silveira, não fora somente discípula, ela acrescentou e muito a teoria, as pessoas falam que existe o olhar Niseano dentro da terapia Junguiana , contida da Arteterapia, e foi através deste incrível ser humano, que com sua teimosia e maestria em entender o sofrimento dos desassistidos pela sociedade e tratados como bichos, que puderam ter sua chance de renascimento. Um salve a Nise Silveira, a Arteterapia, as artes, a psicologia Junguiana!

Por Hellen Rose de Sousa lima

( Psicológa Clinica, Arteterapêuta, Arte educadora, Artista Plástica, Esp. em Neurospicopedagogia)

UM POUCO SOBRE ARTE E DOCUMENTÁRIOS

UM POUCO SOBRE ARTE E DOCUMENTÁRIOS

http://historiahoje.com/?p=7652







Aqui começa um novo espaço, para trocar informações sobre artes, psicologia, arteterapia, e todo o mais que envolva criativiade e emoções.

Segue ai ótimas dicas!